sexta-feira, 26 de março de 2010

A arte de viver

---------------------------------------
|Estilo de vida - A arte de viver|
----------------------------------------

Viver é uma arte. Uma peça de inestimável valor. No entanto, é só por um pé lá fora que você vê centenas de pessoas que esqueceram disso. Muitas pessoas já foram transformadas em máquinas pela sociedade. Esqueceram que o mais doce que há na vida está nos detalhes.

Cada pessoa tem um ponto de vista peculiar sobre o mundo, e já foi dito que a coisa mais difícil de se conhecer, é a si mesmo. Como sou bastante céptico e orientado pela razão, acredito que nossa verdadeira identidade vem de forma bruta como um conjunto de impulsos e influências externas, fazendo com que sejamos suceptíveis a termos certas preferências bastante pessoais.

Alguém poderia argumentar que aquele boneco-palito com um sol borrado feito por uma criança de 4 anos na parede da sala é arte. E, sim, é uma forma de arte primitiva... porém, pouco refinada. A criança sentiu um impulso artístico e tentou lançar nos lápis de crayons o que ia surgindo em sua imaginação. O resultado, provavelmente, não seria exposto no Louvre. Mas, é de certeza um início. O jovem Da Vinci foi refinando sua arte durante toda a vida, procurando aprimorar cada detalhe, conhecer o que já havia sido descoberto pela humanidade até então, melhorando cada esboço, até conceber as suas obras belíssimas. Elas são o resultado do sacrifício de uma vida inteira de disciplina, refinamento, e, pode-se dizer, auto-conhecimento.

Com tudo isto, quero chegar na arte da vida e da persona. São estes detalhes que nos diferenciam dos nossos ancestrais cavernosos que agiam por puro impulso, ou pouco mais.

Limando as arestas da nossa personalidade para servir melhor aos nossos propósitos, acabamos ganhando o que podemos chamar de "estilo".



Qual é o seu estilo?

Bons músicos quando ouvem uma composição feita por Bach, sabem de imediato que foi ele que a compôs. Como?! Porque ele refinou a tal ponto sua arte da composição, que a sua personalidade brilha na obra.

Apesar de ter falado de obras artísticas consagradas, não quero ficar por aí. E a arte de andar da sua maneira? A arte de fazer um bom café? A arte dos detalhes!

Disciplina é uma coisa muito pouco valorizada na sociedade contemporânea. Você sai a rua e encontra anúncios sobre como perder a barriga de chopp sem esforço algum, pondo um aparelho em volta da sua barriga que lhe fará todo o trabalho. Como aprender inglês em três semanas. Como ganhar dinheiro fácil.

Todo o mundo quer te vender um atalho. Quer te fazer crer que o esforço não tem valor - Há sempre um jeitinho brasileiro para dar conta do recado!

A realidade é que não existe isso. Há sempre esforço. Mesmo em coisas que você absolutamente ama, haverá algum aspecto de trabalho. Se você não tem estofo o suficiente para ignorar sua mente tentando procrastinar e simplesmente realizar essa parte "chata" da coisa, dificilmente vai se destacar. E, com "destacar", não me refiro às pessoas ao redor, mas ao seu próprio senso de valor.

Tire o senso de valor-próprio de um homem, e o vai estar matando aos poucos.

Talvez você goste de ler, mas pode achar "Os Lusíadas" bastante maçante à primeira lida. E, se não passar por esta parte chata, NUNCA vai descobrir o quanto genial foi este soldado raso Português.

Talvez você goste de uísque, mas, se não procurar conhecer a fundo, pode nunca vir a saber o que tem de tão especial um bom Jack Daniels.

Conhecer as coisas que gostamos a fundo, tem aspectos bastante chatos! Porém, quem faz exatamente isso, fica mais lúcido a cada dia.

E esta é a forma com a qual você pode aprender a "arte de viver". É a forma com que vai solidificando o seu estilo.

Qual a sua comida favorita? Aprenda a cozinhá-la melhor que ninguém!

Talvez você saiba exatamente qual o seu hobbie favorito, mas sabe explicar por que gosta dele? Fale apaixonadamente do seu mundo, de forma que as pessoas queiram comprá-lo.

Construa o seu guarda-roupa, estilo de cabelo, e aparência, de modo que ao olhar no espelho fique satisfeito.

Organize o seu horário de modo que possa colocar nele atividades das quais mal pode esperar para chegar a hora de fazer, sem excluir, óbviamente, aquilo que é prioritário.

Viva a vida que alguns nem têm coragem de sonhar. Lembre-se que para isso, você DEVE ultrapassar as partes esforçosas.




Ivan FreshPrince BR

Um comentário: