quinta-feira, 25 de março de 2010

A telinha que seduz

Texto que fiz pra aula de sociologia, num estudo sobre os meios de comunicação em massa.


A telinha que seduz


Chegando cansado do trabalho, da rua ou de uma festa, o que a maioria das pessoas faz? Liga a televisão. A TV é algo indispensável na casa de muitos hoje em dia. Ela nos fascina com a quantidade de informação e entretenimento, mas temos que ser bem cuidadosos ao usufruir dela.

Este meio de comunicação atinge todas as camadas da população, e a propaganda é a sua maior arma. As pessoas pensam de acordo com o que é mostrado nas telas. Repita o mesmo comando várias vezes, que você terá seu produto vendido. Infelizmente, muitas pessoas são escravas do consumo. Um exemplo: Em uma propaganda de carro, geralmente há uma mulher bonita no passageiro. Isto ocorre para que nós homens acreditemos que só comprando o carro, poderemos namorar uma beldade. Isso ocorre mais freqüentemente do que podemos imaginar.

A grande quantidade de filmes, seriados, novelas, jornais, enfim, todo esse entretenimento, acaba criando uma falsa realidade. Uma realidade onde não há fome, não há pobreza, tudo o que existe é lindo. Vamos ficar atentos, pois a vida real é aqui fora!


Heitor Januzzi

Um comentário:

  1. A velha questão da TV como controladora de massas...

    É interessante isso, que para fazerem isso, "homens acreditemos que só comprando o carro, podemos namorar uma beldade", eles usam das mais avançadas tecnicas psicologicas.

    O objetivo não é atingir o consumidor em si, mas, o seu subconsciente. É, com certeza, uma prática comum e (assim como as torturas da ditadura) não deixam marca no sujeito para que sirva de prova.

    ResponderExcluir